Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias da Comunidade Firefox Brasil

17 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Campus Party Brasil 2012: EPub: Padrão aberto para livros eletrônicos

1 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

EPubPadraoabertoparalivroseletronicos

Livros eletrônicos estão se popularizando com extrema rapidez no mercado, impulsionados pelas vendas crescentes de tablets (como o Galaxy Tab, iPad e Xoom), além dos tradicionais leitores de e-book como o Kindle da Amazon ou o Nook da Barnes & Noble.

As possibilidades abertas pelo formato Epub, criado pelo International Digital Publishing Forum, são muitas. Hoje, qualquer pessoa pode tanto criar um programa para ler livros eletrônicos como criar seu próprio livro on-line. Tudo indica que o novo padrão internacional de e-books veio para ficar.

Palestrante: Jomar Silva (a.k.a. Homembit)

Engenheiro Eletrônico, Diretor Geral da ODF Alliance Latin América e membro do OASIS ODF TC, comitê internacional que desenvolve o padrão ODF. Foi coordenador do grupo responsável pela adoção do ODF como norma brasileira na ABNT (NBR ISO/IEC 26.300), representou o Brasil no BRM do OpenXML em Genebra na Suíça e tem trabalhado internacionalmente na defesa e divulgação de padrões abertos.

* fonte: Campus Party Brasil



Campus Party Brasil 2012: Criando documentos normatizados com o LibreOffice Writer

1 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

http://blog.campus-party.com.br/wp-content/uploads/2011/01/cpbrasil.pngVocê sempre formata seus documentos usando "Tabs" e não tem a menor ideia do que são estilos? Você precisa entregar uma infinidade de documentos formatados conforme as "normas da ABNT"? Talvez o seu TCC esteja precisando de uma mãozinha. Com uma oficina prática e dinâmica, aprenda como colocar o poder das ferramentas de estilo e normatização do LibreOffice a seu serviço.

Criando documentos normatizados com o LibreOffice Writer

Instrutor: Gustavo Buzzatti Pacheco
Graduado em Ciência da Computação (UFRGS) e pós-graduado em Gestão Empresarial (UFRGS), é consultor em diversos projetos de implantação do LibreOffice, BrOffice.org e OpenOffice.org em empresas como Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Petrobras, Bettanin, Celepar, Cotriel, TRE/RS, Infraero, Receita Federal e Itaipu Binacional. Membro da The Document Foundation.

* fonte: Campus-Party Brasil



Pela comunidade e para a comunidade: A TDF terá a sede da sua fundação comunitária em Berlim, Alemanha.

1 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Abertura, meritocracia e transparência fincadas nos pilares de uma entidade duradoura.

O modelo de desenvolvimento neutro proverá a melhor suíte office livre.
Berlim, 1º de fevereiro de 2012. A The Document Foundation (TDF) anuncia hoje que sua entidade comunitária será sediada na cidade de Berlim, na forma legal de uma “Stiftung” alemã (fundação sem fins lucrativos). Este tipo de estrutura é reconhecida mundialmente por sua estabilidade jurídica, segurança e longo prazo, para prover o marco ideal para o crescimento contínuo da comunidade e de seu software.
http://www.h-online.com/imgs/43/6/3/5/7/3/3/DocumentFoundation200-554bc865313f580c.png
Pela primeira vez em 12 anos, o desenvolvimento da suíte livre de escritório finalmente ocorrerá dentro de uma entidade que não somente é perfeita no cumprimento dos valores e ideais da comunidade mundial, mas também é a própria comunidade que a conduzirá. A futura sede da melhor suíte office livre será construída e moldada por todos aqueles que decidirem participar e tornarem-se membros. E o melhor é que todos estão convidados a dela fazerem parte, para reforçar o ecosistema da suíte office livre”, afirmou Florian Effenberger, Presidente do Conselho Diretor da TDF.
Charles Schultz, um dos fundadores e membro do Conselho Diretor, acrescenta: ”Berlim é o ícone da reunificação e da unidade, e desta forma é a sede ideal de nossa comunidade global, reunida em torno do objetivo de criar a melhor suite office livre já desenvolvida. Esperamos estarmos legalmente estabelecidos nas próximas semanas, assim que os últimos detalhes das formalidades sejam resolvidos”.
Depois de meses de trabalho em estreita colaboração com as autoridades, pudemos manter o espírito dos estatutos da comunidade, e incorporá-los na forma da lei, garantindo as promessas que a TDF fez em seu manifesto”, afirmou Michael (Mike) Schinagl, advogado sediado em Berlim e contribuidor de vários projetos de software livre que se encarregou de cuidar dos aspectos legais da criação da fundação desde o início.
Além disso, a TDF discute atualmente em público os meios para que entidades locais participem, e entidades operacionais estão sendo criadas para executar projetos especiais.
A fundadora da “Stiftung” será a associação sem fins lucrativos alemã Freies Office Deutschland e.V., anteriormente conhecida por OpenOffice.org Deutschland e.V., que atuou como entidade jurídica interina. “Congratulamos a comunidade por ter conseguido este marco crucial, e estamos orgulhosos de termos desempenhado um papel fundamental na preparação para a criação da The Document Foundation. Nossa associação deseja trabalhar estreitamente com a nova entidade e atuar como canal para usuários privados e empresas”, afirmou Thomas Krumbein, Presidente do Conselho Diretor da Freies Office Deutschland e.V.
O website da TDF está em http://www.documentfoundation.org
A melhor suite office livre tem seu website em http://pt-br.libreoffice.org
A Freies Office Deutschland e.V. Hospeda sua página alemã em http://www.frodev.org
O projeto LibreOffice agradece antecipadamente as doações em : http://www.libreoffice.org/get-involved/donate
Nota para editores: Uma “Stiftung” é uma fundação alemã estabelecida com doações e supervisionada pelas autoridades. Mais detalhes em http://en.wikipedia.org/wiki/Foundation_%28non-profit%29#Germany
Sobre a The Document Foundation (TDF)
A The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com para suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em 30 de setembro de 2011, a TDF tem 136 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.
Contatos para Mídia
Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1)
Fone: +49 8341 99660880 - Celular: +49 151 14424108
E-mail:
floeff@documentfoundation.org
Skype: floeff

Olivier Hallot (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3)
Celular: +55 21 88228812
Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1)
Celular: +33 6 98655424
Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)
SIP Phone: +39 02 320621813 - Celular: +39 348 5653829
E-mail:
italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli@gmail.com
* fonte: The Document Foundation Blog

Tradução: Olivier Hallot


Tags deste artigo: firefox