Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

O vinagre (2)

18 de Junho de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 51 vezes

Hoje (17 de Junho de 2013) ainda está ocorrendo a manifestação contra aumento do transporte público (ônibus e metrô em São Paulo).

Segundo as notícias na internet, estima-se que tiveram um pouco mais de 200 mil participantes em todo Brasil. É um número significativo, tem uns 20 anos que não acontecia algo semelhante. Confesso, estou contente com a manifestação mas também preocupado.

Claramente a origem das manifestações com o Movimento do Passe Livre e conforme seus organizadores é um movimento apartidário mas não anti-partidário. Eles também se posicionam ideologicamente à esquerda. Nada contra, acho válido mas tanto para eles como os que consideram anti-partidários deverão tomar cuidado agora pois desde a última Sexta-feira (14/06/2013) a direita ou melhor, os setores mais raivosos e inteligentes se reposicionaram e pararam de atacar os protestos e movimentos que estavam/estão organizando e passaram a apoiá-los. E não foi só isso, estão disputando para transforma as manifestações contra o governos atuais.

Para ser ilustrativo, compare o comentário do Jabor antes (aqui e aqui) e depois (aqui). Não se atenha ao pedido de desculpa mas no restante do conteúdo, ouvirá que ele tenta direcionar para outras bandeiras. Isso é ruim?

Não! É parte da “democracia” atual e agora a disputa e direção das manifestações esta colocada. Então, meus poucos leitores (são bem poucos pelo as estatísticas de acesso) não sejam anti-partidários. Partido também é “estar de um lado (posição)” e o que não existe nessa manifestações é alguém sem um “Partido” e hoje o maior desafio para MPL será (caso consiga reverter o aumento da passagem) mostrar para onde irão ou se os protestos se generalização como foi a Primavera Árabe ou as manifestações na Turquia (Gerzi).

Recomendo assistir Krisis, documentário sobre a crise na Grécia em 2008 e os protestos contra o governo e a crise. Interessante assití-lo porque Athenas foi sede da Olimpíada de verão em 2004. ;)

Ah! Claro, Rauzito para trilha sonora.


Fonte: http://www.fernandoike.com/2013/06/17/o-vinagre-2/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.