Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

I ESLAPE

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

6 de Dezembro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | No one following this article yet.

Término dos prazos para submissão de trabalhos e inscrição no I ESLAPE

2 de Novembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A organização do I Encontro de Software Livre do Agreste Pernambucano (I ESLAPE), evento que ocorrerá nos dias 24 a 26 de novembro de 2011, na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), na cidade de Caruaru/PE, informa aos interessados que o prazo para submissão de propostas se encerrará nesta sexta-feira, 04 de Novembro de 2011.

Qualquer pessoa poderá enviar uma proposta através da página de submissão, desde que a mesma esteja de acordo com um dos temas destalhados na página da chamada de trabalhos.

O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 11 de Novembro de 2011, quando também se encerrará o prazo de inscrição dos participantes através do site do evento. Qualquer dúvida, solicitamos que seja utilizado o formulário de contato do site do evento, selecionando-se a categoria de acordo com o assunto a ser tratado.

Para se manter informado sobre o evento, siga-nos nas redes sociais identi.ca e twitter



Inscrições e chamada de trabalhos para o I ESLAPE

12 de Outubro de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Informamos que as inscrições para o I Encontro de Software Livre do Agreste Pernambucano (I ESLAPE) estão abertas até o dia 11 de Novembro do corrente ano, através do site do evento. Será cobrada uma taxa simbólica dos participantes, como forma de minimizar a evasão característica dos eventos gratuitos, o que muitas vezes inviabiliza um melhor planejamento dos custos necessários à realização do evento. Maiores detalhes no site do evento.

O I ESLAPE, afim de estimular a produção intelectual, estará aberto aos pesquisadores, entusiastas e usuários que queiram compartilhar as suas experiências acerca do Software Livre e tecnologia da informação. A chamada de trabalhos encontra-se aberta até o dia 04 de Novembro do corrente ano, e a propostas poderão ser submetidas de acordo com os temas detalhados abaixo.

  • Administração de Sistemas e Redes: Ferramentas, Redes em geral,Virtualização, Sistemas de arquivos, Sistemas operacionais e Gerenciamento de dados;
  • Ambiente Desktop e Multimídia: Ambientes gráficos, Aplicativos para desktop e Multimídia em geral;
  • Computação Gráfica: Computação gráfica, Animação, Imagens e Jogos;
  • Desenvolvimento: Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Frameworks;
  • Ecossistema do Software Livre: Filosofia do Software Livre, Distribuições e Comunidades;
  • Geoprocessamento: Geoprocessamento e Georeferenciamento;
  • Governo e Negócios: Software Livre no Governo, Modelos de negócio, Implementações, Estudos de casos, Certificações;
  • Segurança: Segurança de informação em geral;
  • Sistemas embarcados: Sistemas embarcados, Hardware livre e Robótica livre.

O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 11 de Novembro. Qualquer dúvida, solicitamos que seja utilizado o formulário de contato do site, selecionando a categoria "Temário".

Dentre as atrações, contaremos com a presença, pela primeira vez em uma cidade do interior do Nordeste, do conhecido Jon "Maddog" Hall. Além dele, também teremos a participação de outros palestrantes convidados conhecidos da comunidade Software Livre, como Anahuac de Paula Gil, Danilo César, Fátima Conti, João Eriberto, entre outros ainda não confirmados.

Venha você também conhecer o agreste de Pernambucano e as iniciativas que estão surgindo, com base na qualidade, eficiência e acesso irrestrito à informação, característicos do Software Livre.

Para se manter informado sobre o evento, siga-nos nas redes sociais identi.ca e twitter



I Encontro de Software Livre do Agreste Pernambucano

26 de Setembro de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

violeirosÉ com grande satisfação que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  de Pernambuco e a comunidade Software Livre do IFPE campus Belo Jardim, vêm apresentar o I Encontro de Software Livre do Agreste Pernambucano (I ESLAPE), a ser organizado pelo grupo de usuários de Software Livre do IFPE campus Belo Jardim. Este ano o evento ocorrerá nos dias 24 a 26 de novembro, na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), na cidade de Caruaru-PE.

O grupo de usuários de Software Livre do IFPE nasceu no campus Belo Jardim, buscando aprofundar os conhecimentos dentro das áreas de informática, tendo em vista que a instituição possui em sua matriz curricular, do curso técnico em tecnologia da informação, disciplinas desenvolvidas exclusivamente com o uso de Software Livre. Esse grupo expandiu-se para para outras regiões de Pernambuco, como Sertão e Zona da Mata, onde seus membros difundem e promovem o uso das tecnologias abarcadas pelo Software Livre, estimulando a utilização do GNU/Linux e dos padrões abertos.

O evento tem como propósito expandir a cultura da informática e, particularmente, a filosofia dos sistemas operacionais padrão POSIX em geral e, especialmente, fomentar, desenvolver, apoiar e disseminar o uso do sistema operacional GNU/Linux em todas suas distribuições, plataformas e opções de configuração. Pretendemos promover um debate da comunidade nordestina, em especial do Agreste Pernambucano, acerca das temáticas que envolvem Software Livre, de maneira que possa ser ampliada a sua difusão tecnológica, conquistando desta forma mais adeptos à filosofia de compartilhamento do conhecimento.

Objetivos específicos:
• Possibilitar a inclusão digital tornando real o acesso às novas tecnologias para os menos favorecidos;
• Estimular a utilização de Software Livre através da difusão da tecnologia, na forma de mídias livres e instalação de máquinas;
• Apoiar o intercâmbio cultural e de experiências a cerca da utilização do Software Livre nas mais variadas esferas;
• Tornar o Agreste Pernambucano referência na produção e difusão das tecnologias abarcadas pelo Software Livre.

Público Alvo
Como parte de uma filosofia ampla de compartilhamento do conhecimento e das formas de poder geradas por esse acesso, o público alvo é a sociedade como um todo, onde, devido ao caráter tecnológico do Software Livre, podemos destacar o seguintes grupos:

• Estudantes de Tecnologia da Informação, de nível fundamental, médio e superior;
• Gerentes de Tecnologia da Informação de pequenas, médias e grandes empresas;
• Acadêmicos e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação;
• Secretarias de informática e administração dos municípios;
• Profissionais da área tecnológica, que desejam desenvolver e introduzir ferramentas de Software Livre em sua empresa;
• Pessoas que possuem o interesse em consolidar conhecimentos em computação ou ampliar horizontes em pesquisas e aplicações.

O I ESLAPE, afim de estimular a produção intelectual, estará aberto aos pesquisadores, entusiastas e usuários que queiram compartilhar as suas experiências acerca do Software Livre e tecnologia da informação, tendo como prioritários os seguintes temas:

    • Ecossistema do Software Livre;
    • Desenvolvimento;
    • Administração de Sistemas e Rede;
    • Segurança;
    • Ambiente Desktop e Multimídia;
    • Educação, Inclusão Digital e Social;
    • Governo e Negócios.

Em breve divulgaremos a chamada de trabalhos, para que todos possam colaborar com conteúdo para o evento. Fiquem atent@s!