Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Projeto de Educomunicação do Campo na Região Sisaleira

Valente | Retirolândia | Conceição do Coité - Bahia

Educadores em ação..

0 integrantes

Nenhum(a)

 Voltar a Notícias
Tela cheia

Boletim Informativodo MOC - 216 - 13 de novembro de 2009

13 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1184 vezes

nº 216 :: 13 de novembro de 2009:: Feira de Santana-BA

COMUNICAÇÃO
Região sisaleira leva propostas para a Conferência Estadual

Acontece nos dias 14 e 15 de novembro na Fundação Luiz Eduardo Magalhães em Salvador, a Conferência Estadual de Comunicação da Bahia. Uma comitiva de cerca de 40 pessoas, entre comunicadores comunitários, jovens estudantes e integrantes de organizações sociais participa representando a Região Sisaleira e levando propostas para a reformulação da Lei 9.612/98 que rege sobre o funcionamento de rádios comunitárias; a criação do Conselho Nacional de Comunicação, em novo formato e com base decisória nos territórios de identidade; e a inserção diferenciada da educomunicação e leitura crítica da mídia no ensino formal. Leia mais.

GÊNERO
Mulheres discutem formação política

O Programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza nos dias 12 e 13 de novembro nos municípios de Serrinha e Conceição do Coité a Reunião de Avaliação do Projeto de Formação de Lideranças Femininas. Participam da discussão lideranças femininas representantes do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e coletivos de mulheres dos nove municípios onde o projeto atua, para discutirem sobre a contribuição do projeto, os avanços, desafios e perspectivas nos processos de formação política e articulação de mulheres.

COMERCIALIZAÇÃO
Bases de serviços ajudam a potencializar o desenvolvimento econômico dos territórios

Acontece nos dias 12 e 13 de novembro em Juazeiro, no Hotel Rio Mar, o II Encontro Estadual das Bases de Serviços de Apoio a Comercialização da Bahia. O evento é uma iniciativa da ASCOOB, UNICAFES e MDA, e vai reunir representantes dos colegiados territoriais e técnicos das bases de serviços do estado para debater sobre as prioridades de atuação e a dinamização das economias territoriais com foco no funcionamento do sistema estadual de comercialização. As Bases de Serviços de Apoio à Comercialização são institucionalidades que prestam serviços de apoio ao fortalecimento dos sistemas de comercialização tanto de bens quanto de serviços produzidos em unidades familiares no meio rural. Tem como objetivo, contribuir para a estruturação dos sistemas de comercialização dos produtos da agricultura familiar, visando incrementar, a produtividade e a economia dos territórios. Durante o encontro, serão discutidos os desafios e as perspectivas para a operacionalização do fornecimento de alimentos originários da agricultura familiar para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) nos municípios baianos e no segundo dia, os participantes seguem para o município de Uauá para visitar as experiências da cooperativa COOPERCUC.

JUVENTUDE

Conceição do Coité realiza I conferência de juventude
No dia 21 de novembro será realizada em Conceição do Coité a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. Organizada pelo pode público e sociedade civil, tem o objetivo de  mobilizar e propor políticas públicas para juventude a nível de município. Na oportunidade, será apresentada pelo coletivo municipal de jovens a proposta da criação do Conselho Municipal de Juventude e seus conselheiros. As inscrições serão efetuadas a partir das 8 horas da manhã do dia 21 de novembro, no Colégio Olgarina Pitangueira, onde acontece a conferência. (Nota produzida por Gilcimar Pereira, da nova turma de jovens comunicadores).

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Desfile do PETI revela o talento de crianças e adolescentes de Retirolândia
Com o objetivo de mostrar o talento das crianças e adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), foi realizado no dia 06 de novembro, em Retirolândia, o 1º Desfile garota e garoto PETI. Uma iniciativa da coordenação e dos educadores sociais do PETI, com o apoio da secretaria de assistência social e comerciantes locais, o desfile envolveu as 12 unidades do Programa existentes no município, com a participação de 38 crianças e adolescentes. Ao final do desfile, foram premiados quatro participantes do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Estiveram prestigiando o evento pais, professores, amigos das crianças, além de representantes do poder público e movimentos sociais do município. Em entrevista, a coordenadora do PETI, Edisvânia Alves, afirmou a importância de realizar eventos como o desfile. “Educação não é adquirida apenas entre as quatros paredes da sala, mas sim, em diversos espaços e de várias formas”, disse a coordenadora. (Agência Mandacaru)


AGENDE-SE para as atividades do MOC nos próximos dias:
14 de novembro: Oficina sobre empreendedorismo juvenil, no STR em Riachão do Jacuípe.
16 de novembro: Oficina de Educomunicação com educadores do campo, no Centro de Formação da Rede de Produtoras da Bahia, em Feira de Santana.
19 e 20 de novembro:
Curso de incentivo a leitura, na Pousada Central em, Feira de Santana.


Tags deste artigo: moc educação bahia crianças experiências professores

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.