Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Projeto de Educomunicação do Campo na Região Sisaleira

Valente | Retirolândia | Conceição do Coité - Bahia

Educadores em ação..

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia

Entrevista: Marcus Aurélio de Carvalho, jornalista, profesor e radialista da Unirr

26 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2139 vezes

"Seres humanos trocam ideias", diz Marcus Aurélio de Carvalho durante uma palestra na 7ª Semana de Comunicação (Semacom) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, nesta quarta-feira (25), em Ilhéus-BA.

Marcus_aurÉlio_uesc_25-11-2009__45_
Marcus Aurélio de Carvalho na UESC

Veja mais fotos aqui
Para o radialista, jornalista e professor, Marcus Aurélio, o rádio vive a terceira e "nova era". Ele defende que a mudança é na relação entre ouvintes e profissionais do rádio. "Podemos explicá-la com a expressão 'empoderamento dos ouvintes'. Empoderamento era a palavra freiriana - ou seja, utilizada pelo educador Paulo Freire - para definir a liberdade das pessoas de não apenas serem informadas, mas também de informar, participar, interagir e interferir", explicou Carvalho.

Entre os meios de comunicação tradicionais, o professor que tem 28 anos de carreira profissional e serviços comunitários, diz que o rádio é o mais adequado para a convivência com as plataformas desse "admirável mundo novo". "Não é por acaso que a participação do rádio no bolo publicitário teve um pequeno, mas sintomático, crescimento nos últimos anos. Não é por acaso que 42% dos brasileiros ouvem alguma emissora de rádio enquanto estão navegando na web", argumenta.

Ainda na palestra ele contou que a Internet criou o rádio e possibilitou o aceleramento desta nova era na relação radialista/ouvinte. Para ele as emissoras que não acordarem para esse fator perderão espaço para as pequenas rádios dos ouvintes.

Para entender mais sobre os pensamentos de Marcus Aurélio de Carvalho e conhecer o trabalho dele equanto professor de rádio ouça a entrevista realizada nesta quinta-feira (26), no Aeroporto Jorge Amado, em Ilheús-BA.

Ouvir a primeira parte da entrevista


Baixar em MP3


Ouvir a segunda parte da entrevista


Baixar em MP3

Baixar toda a entrevista em OGG


Saiba mais

Palestrante_marcus_aurelioJornalista, radialista e professor, Marcus Aurélio de Carvalho, além de diretor da Unirr é gerente executivo e apresentador da Rádio Globo (rede). Trabalha em rádio há 28 anos. Atua como gestor no Sistema Globo de Rádio desde março de 2000, quando assumiu o cargo de coordenador nacional de esportes da Rede CBN, da qual também era âncora do programa CBN Total. Em 2003, foi promovido aos cargos de gestor e apresentador da Rádio Globo-Rede.

Tem 19 anos de experiência como professor, palestrante e consultor em projetos de rádio no Brasil e exterior. Desde 1991, promove uma média de 12 cursos por ano em diferentes regiões do Brasil e um curso por ano no exterior, a convite de entidades internacionais de rádio e cidadania. Marcus já deu palestras e cursos em 17 diferentes países. Foi o professor do curso para os funcionários brasileiros da Rádio BBC, em Londres (julho de 2004) e do curso preparatório de radialistas esportivos de língua portuguesa para a cobertura da Copa do Mundo de Futebol 2006, promovido pela Deutsche Welle Akademie (outubro de 2005).

Marcus chegou em Ilhéus na tarde de ontem (25), e embarcou às 10h20 da manhã para São Paulo. A noite apresentará o Quintal da Globo às 20h (horário de Brasília) na Rádio Globo Brasil (SP-Rio-Minhas).


A Unirr
O ano de 2005 tem, para a União e Inclusão em Redes de Rádio (Unirr), um significado especial. Em 9 de janeiro, a ONG completou dez anos de compromisso com a inclusão, capacitação e comunicação democrática. Foi numa segunda-feira, 9 de janeiro de 1995, que Valéria Mendonça, Marcus Aurélio e Albina Ayala começaram a ocupar uma sala nas instalações do estúdio Moinhos Produções, iniciando assim as atividades da comissão que, um ano mais tarde, realizaria a primeira assembléia geral da ONG.
Conheça a instituição no site: www.unirr.org.br

Clique no link abaixo e confira a apresentação realizada no IV Seminário Internacional de Radiojornalismo, no final de outubro. A segunda parte ele também usou na palestra na UESC:

Marcus_luciana_gabardo_01_bigPainel: O rádio em bytes: digitalização, cross media, webradio e podcasting

Tema (Parte I): Para Botar Amizade no Admirável Mundo Novo
(Formato: PDF. Peso: 223 Kb)

Tema (Parte II): Jornalistas e radialistas na era do ouvinte comunicador
(Formato: PDF. Peso: 1.12 Mb)

 

Foto: Luciana Gabardo

 


Fonte: Paulo Marcos

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.