Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Liberte a Escola

Editora Educadora Ecoaecoa

Ação Direta

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Barcamp

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A PLACA É A MÃE MAS QUEM COMANDA SOMOS NÓS - MiMoSA Grio no Radar/TVE

30 de Maio de 2014, 8:51, por Alissa Gottfried



Residência Artística Realidade Diminuída da Ecoaecoa no projeto EME

13 de Março de 2013, 0:00, por Alissa Gottfried



3º fisl da MiMoSA

9 de Agosto de 2011, 0:00, por Desconhecido

http://liberteaescola.wordpress.com/2011/07/21/buscando-a-praxis-em-uma-noticia-da-mimosa/



TVE Popular: O QUE É METAEDUCAÇÃO?

18 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido

MetaEducação é uma palavra com um significado em processo gerador de diálogos mas o vídeo abaixo foi, é e também será a MetaEducação:



Manifesto da MetaEducação por Zé do Rio no fisl 12

18 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido



II Encontro Comunitário de Educação Popular e Filosofia Software Livre no fisl12

13 de Junho de 2011, 0:00, por Desconhecido
coordenadas:
PUC/RS - Prédio 40 - Sala 714   
dia: 02/07/2011 horário: 13h00

 

II Encontro Comunitário de Educação Popular e Filosofia Software Livre no fisl12


Resumo:


Aprofundamento do diálogo sobre Educação Popular feito no Encontro comunitário no fisl 11 a partir da publicação e distribuição de um livreto com esse texto.



Diálogo coletivo construído no Encontro de Educação Popular no fisl 11

13 de Junho de 2011, 0:00, por Desconhecido

Diálogo do Barcamp:

 

Temas insurgentes no barcamp:

 

 

 -  A fotografia como tecnologia social.

 - A história não está mais só nos livros didáticos, está na internet e nos nossos blogs.

 -  Ferramentas e suas esferas de liberdade.

 - Um objetivo desse barcamp é ser um encontro afetivo que trate com carinho o assunto educação popular na nossa rede. 

 

Participantes do Barcamp

Questão inicial:



Encontro Comunitário de Educação Popular no fisl 12

8 de Junho de 2011, 0:00, por Desconhecido
Colegxs e educadorxs, este ano o Encontro Comunitário de Educação Popular e Filosofia Software Livre, terá a possibilidade de acontecer nos gramados da Puc. 
Achei muito legal, e tudo a ver com a proposta do evento!!
O que acham??

Além disso vamos ter um evento no sabado dia 02 de julho as 9h na PUC onde conversaremos sobre a diferença entre a filosofia  Software Livre e a filosofia Open Source e que espaço nós educadorxs populares temos nesses dois movimentos e no fisl 12.

 

1_zapatismo_display            2_capitao_display


Realidade Diminuída

24 de Maio de 2011, 0:00, por Desconhecido

Projeto de arte crítica e educação popular/ambiental:

Realidade Diminuída

clique na imagem abaixo:

Realidade Diminuída é um processo artístico educativo que foi iniciado em setembro de 2010

por Alissa Gottfried  em parceria com Editora Educadora Ecoaecoa (Felipe Nunes e Elisa Gottfried), Pontão da Eco (Tainá Vital e coletivo i-Motirô (Adriano Belisário),

no maior Lixão da América Latina localizado na comunidade Esqueleto do bairro Jardim Gramacho na cidade Duque de Caxias/RJ,



Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Ponto de Cultura

24 de Maio de 2011, 0:00, por Desconhecido

No mês de setembro de 2010, a editora Ecoaecoa teve seu projeto “RPG Comunativo – Produção literária com metareciclagem”, selecionado pela FUNARTE com o prêmio “Interações Estéticas”.

Esse é um prêmio que permite que o artísta – educador (pessoa física) tenha a possibilidade de atuar em pontos de cultura de outras regiôes do país que não a do próprio artista selecionado.

É importante dizer que a participação e aceitação por parte do ponto em relação ao projeto é essencial para realizá-lo.

Agora em parceria com a ONG/ GEFEP (Grupo de formação de educadores populares) como ponto de cultura Som das Comunidades, a editora Educadora Ecoaecoa, vem desenvolvendo seu projeto com as crianças da comunidade no bairro do Rio Comprido no RJ.

A foto acima é o registro de uma das poesias feitas pelas crianças nas oficinas de produção literária e iniciação teatral, com o jogo “Dada Outra poesia” criado pela editora.

A partir de julho será publicada a documentação desse trabalho no site do Jogo RPG Comunativo http://rpgcomunativo.pontaodaeco.org/

desenvolvido em parceria com o Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ.



Lançamento do Livro Rádio Pipa

8 de Maio de 2011, 0:00, por Desconhecido

Durante a residência artística Realidade Diminuída, que realizamos no Lixão do Gramacho em Duque de Caxias/RJ em parceria com o EME >> Estúdio Movel Experimental no mês de setembro, a Editora Educadora Ecoaecoa produziu seu segundo livro: Rádio Pipa, que dá inicío a série RPG Comunativo*.


A versão digital do livro Rádio Pipa já está publicada, com licença Arte Livre, desde o final da residência, no blog que documentou o projeto EME >> mas a versão impressa vamos lançar dia 18/12 na escadaria da Borges (viaduto Otávio Rocha) na frente da Comunidade Autônoma Utopia e Luta durante a intervenção Outra Festa.

 



Livro Rádio Pipa para download

8 de Maio de 2011, 0:00, por Desconhecido

Sala de leitura na Kombi EME          
Durante a segunda semana do projeto Realidade Diminuida foi produzido um livro com o jogo de RPG: Comunativo, desenvolvido pela Editora Educadora Ecoaecoa. No jogo uma trama comunitária é criada apartir de uma maquete produzida com materiais reciclados representando os cenários da história. No jogo todos os personagens são reais e suas atividades são projeções de futuro onde crianças se vêem como agentes transformadores da realidade local. Muitas histórias já foram produzidas com esse jogo, sempre desenvolvido com crianças e jovens em situação de periferia cultural. Nessa versão um hiper-mapa foi produzido no FIC - Fronteiras Imaginárias Culturais - Projeto de mapeamento cultural do coletivo I-Motirõ: http://fic.imotiro.org


 
p { margin-bottom: 0.21cm; }
leia sobre a licença clique aqui
Esta obra é livre. S
Mail da Editora Educadora Ecoaecoa:
ecoaecoa@gmail.com
A  versão impressa pode ser encomendada a partir de dezembro:estará a venda para possibilitar a continuidade desse trabalho com as crinaças da comunidade Esqueleto A cada 20 cópias vendidas + 10 cópias serão entregues as crianças do Jardim Gramacho para serem distribuídas ou vendidas por elas mesmas. O livro Rádio Pipa impresso custa R$ 5,00 e pode ser encomendadapelo mail da Editora Ecoaecoa
foto por Tainá Vital



O RPG Comunativo foi criado pela editora Ecoaecoa para produzir literatura comunitárias com crianças e jovens em situação de periferia cultural. Muitas histórias já foram criadas, desde 2006, em escolas e universidades públicas, Pontos de Cultura, Ocupações, Quilombos e em comunidades que geram renda a partir de reciclagem de lixo urbano.  Essas histórias sempre se baseiam na realidade local mas projetam um futuro transformado pelos personagens que também sempre são reais e formam a série RPG Comunativo da Editora Ecoaecoa que estará sendo publicada e distribuída também pelos personagens em suas comunidades como uma forma criativa e educativa de gerar renda.

A Editora Educadora Ecoaecoa é uma proposta de empreendimento Ecosófico (3 ecologias: social, pessoal e ambiental somadas a sabedoria da colaboração) que oferece o curso de produção literária com Metareciclagem, documentação e publicação/editoração livre. O nosso objetivo como Editora Libertária é ecoar a economia criativa e solidária, a educação popular e pedagogia hacker além da sabedoria e a arte popular para que qualquer pessoa possa usar sua própria linguagem no diálogo cultural / político / econômico.

Mais informações entre em contato no mail abaixo:


Ecoaecoa
Editora Educadora

 

ECOAECOAECOAECOAECOAECOAE...

ecoaecoa@gmail.com



Mais informações acesse EME >> http://emedata.blogspot.com


Video EME / Realidade Diminuída / Rádio Pipa

8 de Maio de 2011, 0:00, por Desconhecido



Produções da Editora Ecoaecoa no Maior Lixão do Mundo:

7 de Maio de 2011, 0:00, por Desconhecido

Realidade Diminuida: Apresentação final

As crianças finalizaram suas atividades com Alissa nesta Sexta-feira de 18 de Setembro com a apresentação do livro 'Rádio Pipa' desenvolvido no decorrer destas 2 semanas de trabalho entre 6-18 de Setembro. O livro foi produzido pela Editora Educadora Ecoaecoa, na atividade RPG Comunativo , realizada na residência artística 'Realidade Diminuida' na comunidade Esqueleto do Jardim Gramacho em Duque de Caxias.
'Rádio Pipa' é uma história ficcional baseada na realidade das crianças. Os jovens autores se colocam no futuro como personagens que podem transformar sua comunidade e suas vidas.
Para chamar a atenção de sua comunidade, as crianças formaram um grupo musical; Meta-Funk do Gramacho. Enquanto os jovens percussionistas cantavam:


"Socorro
Jardim Gramacho
Fumaça, Lixo, Lama
Vida, Amor, Pessoas
Queremos Carinho"

Ouça aqui:
METAFUNCK DO GRAMACHO

 

O grupo teve uma visita muito especial durante sua apresentação para a comunidade. Luciana e Nilson, da Cooperativa de Catadores de Lixo de Duque de Caxias (INEA)visitaram a exposição das crianças e se interessaram pela produção.


publicado em http://emedata.blogspot.com/

MetaFunk do Gramacho

Metafunck
Na Sexta-feira, dia 18 de Setembro de 2010, foi concluida a residência da artista Alissa Gottfried na comunidade Esqueleto do Jardim Gramacho em Duque de Caxias / RJ. O dia foi marcado pela a apresentação do livro 'Rádio Pipa' (desenvolvido no decorrer das 2 semanas de trabalho).
O livro foi produzido pela Editora Educadora Ecoaecoa, na atividade RPG Comunativo , realizada na residência.
'Rádio Pipa' é uma história ficcional baseada na realidade das crianças. Os jovens autores se colocam no futuro como personagens que podem transformar sua comunidade e suas vidas.
Para chamar a ATENÇÂO de sua comunidade, as crianças formaram um grupo musical chamado Meta-Funck do Gramacho pra tocar suas composições próprias realizada com reclclagem de sucata na confecção dos instrumentos, e o jogo dada outra poesia que rendeu a letra da música que a batucada recebeu. No link acima pode se ouvir a gravação do METAFUNK, e abaixo temos a letra da música.
O grupo ainda contou com a visita, durante sua apresentação, de Luciana e Nilson, da Cooperativa de Catadores de Lixo de Duque de Caxias (INEA) que apareceram para trocar idéias.


Tags deste artigo: educação popular editora educadora ecoaecoa pedagogia hacker rpg comunativo copy left barcamp