Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Editora Ecoaecoa

RPG Comunativo

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Metareciclagem no RPG Comunativo

17 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

No dia 18/04 no Ponto de Cultura Som das Comunidades foi realizado por Alissa, Felipe e Luís Antônio o começo das atividades de Metareciclagem no laboratório de informática onde se encontra também um telecentro comunitário da Serpro.

A idéia era de poder usar pelo menos duas máquinas operando com software livre, o que já acontece no telecentro, para realizar uma  oficina com os participantes do RPG Comunativo onde todos poderiam aprender editando em softwares livres os textos, fotos e áudios que estão sendo produzidos por todos durante as oficinas.

O processo continua no próximo post.

 



Peças do jogo

17 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Cones

Dia 13/04 deu- se continuidade na construção da estória.

Cada participante fez o seu cone de papel e  nele desenhou seu personagem com algumas de suas atribuições, construindo então a peças/peões,  que permitem uma maior interação personagem/ maquete.

Durante a oficina, todo o  áudio do jogo foi gravado,  tornando-se assim uma das ferramentas  que usamos durante as oficinas para a construção da estória coletiva que será publicada em um livro pela editora educadora Ecoaecoa ao fim do projeto.



Desenvolvimento da Trama e continuação do Jogo de RPG

9 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia 06/04 deu-se a continuação do processo criativo dos personagens; com as fichas de cada personagem impressa e distribuida aos seus respectivos criadores, começamos então a buscar as relações entre cada um e perceber na estória, os núcleos que vão se formando no decorrer do desenvolvimento da trama.

Durante a oficina, o jornal Amigo do Bairro juntamente, a casa do estudante e a escola de samba (ambos criações da estória), começaram a promover a festa a fantasia com a confecção dos cartazes e a gravação de entrevistas pelo jornal entre os envolvidos.



Construção dos Peões/ personagens na maquete

8 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

RoupaDia 30/03 realizou-se a atividade de construção dos Peões/ Personagens;  utilizando recortes de imagens e palavras cada um dos participantes pode mostrar  mais os atributos de seus personagens permitindo assim, no decorrer do processo, a materialização das peças (Peões) completando então a maquete, tabuleiro do jogo.

A imagem ao lado foi feita por Luciana, uma das participantes da oficina, mostrando o que seu personagem faz na comunidade em que vive.



Maquete parte 3 >> Núcleos de ação dos personagens

3 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

1

No dia 23/03 foi mais um dia de construção da maquete e dos personagens, aproximando e abrindo um espaço ainda maior de diálogo entre os participantes.

Com lápis de cor, papel, borracha e a maquete todos puderam desenhar o lugar em que vivem e com isso, definir  melhor as ações desempenhadas por seus personagens e perceber ainda mais a  ligação que pode-se vir a ter -- se assim desejarem  -- um personagem com o(s) outro(s); os desenhos foram todos expostos para que um por um dos personagens pudesse visualizar e realizar com mais clareza ações na maquete que serve como tabuleiro na criação do enredo todo da estória.

Um dos Núcleos formados foi o da escola de samba que realizou o desfile das fantasias com figurinos disponíveis para essa atividade e na maquete construiram o carro alegórico que desfilou na avenida como mostra a animação ao lado.



>> Atividades Integradas

3 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aula_6

No dia 16/03 após a oficina de RPG Comunativo - Produção Literária com Metareciclagem, a dinâmica coletiva de produção musical proposta  teve como sua principal finalidade a integração entre os participantes das oficinas, voluntários e oficineiros do projeto Portas Abertas, dando continuidade na construção musical que fez parte do bloco carnavalesco do Gefep 2011.

Na bela roda que se formou durante a atividade, todos puderam participar cantando e contribuindo de forma efetiva no melhor desenvolvimento da letra para a canção "Oh teresinha vem vamos pular".

A canção também faz parte da estória no RPG Comunativo, pois os participantes  já encontram-se no processo de construção da escola de samba na comunidade, onde todos participam com seus trabalhos e empreendimentos coletivos e colaborativos.



Maquete parte 2 >> Construção dos personagens

3 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aula_5

No dia 16/03 deu-se continuidade na construção da maquete e o início do processo de criação dos personagens dentro da  estória também iniciada pelos participantes. Os personagens ao se colocarem  como indivíduos ativos e transformadores dentro de suas comunidades, ilustradas na maquete, permitiu com que cada um dos participantes pudessem dar um sentido para os seus personagens dentro do coletivo criador, interagindo com os outros e modificando assim a realidade com fantasia, criatividade e colaboração.



Bloco de Carnaval 2011 >> Gefep de Portas Abertas

18 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Dsc00620Dia 04/03/2011 foi dia de carnaval no Gefep; os participantes das oficinas de Arte-Educação oferecidas para a comunidade do Turano junto com os oficineiros dos projetos foram para rua com o Bloco carnavalesco Gefepe de Portas Abertas, onde dançaram e se divertiram cantando uma canção de autoria do grupo e dentro de suas fantasias coloridas passaram uma bela tarde de carnaval digna de uma memória visual e escrita para que todos possam ver.

A velha-Guarda do Gefep também estava presente, sendo homenageada com a música ....oh terezinha vem vamos dançar!



>> Início da Maquete

13 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Maquete

 

No dia 03/03/2011 deu-se início a construção da Maquete que será usada como tabuleiro da história no RPG - Comunativo.

Com a localização feita por fotos de satélite pelos oficinandos durante a oficina, permitiiu com que eles pudessem fazer as ilustrações de suas comunidades em um papel grande (como mostra a foto ao lado) e em cima disso a maquete  então começa a tomar forma, utilizando materiais descartados como caixas de papelão, potes, garrafas plásticas, brinquedos de encaixar e o que mais a imaginação permitir.



Chá Literário >> Apresentação do projetos para as famílias

12 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Dsc00549

Dia 26/02/2011 na ONG Gefep, onde situa-se também o Ponto de Cultura Som das Comunidades foi realizado o chá Literário de apresentação do projetos RPG Comunativo - Produção Literária com Metareciclagem e o projeto Portas Abertas.

O Portas Abertas é um projeto do Gefep para o ano de 2011 que oferece para os moradores da comunidade doTurano oficinas de Direitos Humanos, Contato e Improvisação, Criatividade e Arte, Malabares, Acompanhamento Escolar, Educação Ambiental, Música, Dança ( hip-hop ), Cine Clube e o RPG Comunativo - Produção Literária com Metareciclagem, que não terá a duração de um ano como os outros cursos e sim seis meses (tempo estipulado pela FUNARTE).

A idéia é fazer a ligação de todos os projetos em um só, permitindo que a mesma turma de alunos possa fazer os cursos com o acompanhamento de todos os educadores envolvidos no projeto.

No encontro as mães além de provar do delicioso chá de DonaTerezinha e saberem mais sobre os projetos, foi entregue as poesias impressas e o jogo " Dada Outra Poesia " produzido por seus filhos na oficina de Produção Literária, permitindo que elas também fizessem as suas poesias junto com os filhos em um encontro descontraido e bastante produtivo.



Tags deste artigo: dada outra poesia rpg comunativo - produção literária com metareciclagem