II Noosfero Hacking Bar

June 6, 2012, by Daniela Feitosa - 0no comments yet

No próximo dia 09/06 (sábado) às 14h, a Colivre irá realizar o II Noosfero Hacking Bar (NHB) e convidamos a todos para participar desse evento.

O NHB é um evento lúdico, que tem o objetivo de reunir pessoas interessadas em discutir, desenvolver para o Noosfero e incentivar novo desenvolvedores.

Há algumas versões, o Noosfero apresenta alguns erros ao rodar os testes com Selenium . Então, decidimos que nessa segunda edição teremos uma meta a cumprir: O Selenium deverá funcionar corretamente. :D

Mas é claro que além de consertar os testes do Selenium, poderemos resolver alguns bugs e/ou pequenas funcionalidades.

O NHB seŕa realizado na Villa do Bem, então é desejável que as pessoas levem seus notebooks.  Para quem não quiser levar seu notebook, não tem problema, já que valorizamos a programação em par ;)

Mesmo quem não estiver em Salvador pode participar: estaremos no IRC, nos canais #noosfero-br (português) e #noosfero (em inglês) na Freenode.

Como se preparar para o evento:

  1. Se informe sobre Selenium. Um bom início pode ser este screencast: Using Selenium with Webrat and Cucumber
  2. Dê uma olhada na lista de bugs e funcionalidade fáceis em aberto, e escolha um(a) que lhe interesse.
  3. Tente já instalar o ambiente de desenvolvimento no seu computador antes do dia do evento pra ganhar tempo. Em caso de dúvidas, pergunta na lista de discussão.

Resumindo:

  • O quê: II Noosfero Hacking Bar
  • Onde: Villa do Bem (Rua São Paulo, 20, Pituba), Salvador/BA
    • A sala reservada é a "VIP 2",  Lá tem uma mesa e internet.
  • Quando: 09/06 (Sábado), às 14h


Participação no Fisl 12

July 26, 2011, by Daniela Feitosa - 1One comment

O FISL12 aconteceu entre os dias 29 de junho e 02 de julho de 2011 em Porto Alegre. Este é um importante evento da comunidade software livre e já participei de 3 edições: em 2005, 2009 e agora, em 2011. Demorei um pouquinho, mas posto agora um relato das atividades que participei :)

Mais uma vez, a Colivre marcou presença no evento com um estande e uma grande equipe.

No estande, nós apresentávamos a Colivre, o Noosfero e distribuíamos adesivos dos mascotes do Noosfero.

Dsc01714 Dsc01716 Dsc01715

Eu, Vicente e Rodrigo apresentamos a palestra Desenvolvimento aberto e métodos ágeis num ambiente coporativo: o caso Noosfero

O nosso objetivo nessa palestra foi mostrar como conseguimos conciliar o modelo de desenvolvimento ágil e o modelo de desenvolvimento de software livre no desenvolvimento da plataforma para redes socias Noosfero.

Dsc01722 Dsc01724

Dsc01727 Dsc01757

Na palestra, Rodrigo apresentou um pouco da teoria das metodologias ágeis e Vicente mostrou os desafios práticos na realidade da Colivre. Depois, eu expliquei como tivemos que adaptar as práticas para a realidade do nosso processo de desenvolvimento do Noosfero. No final, respondemos a algumas perguntas da platéia.

Acho que conseguimos mostrar como utilizamos metodologias ágeis na Colivre, tendo sido esta uma experiência positiva.

Depois da apresentação, algumas pessoas que assistiram a palestra passaram no nosso estande querendo saber de mais detalhes sobre como trabalhamos e continuamos a conversa por lá.

Dsc01725 Dsc01733

Dsc01749 Dsc01761

No dia seguinte, fizemos um Coding Dojo no estande da Campus Party. O desafio era criar a possibilidade de um ambiente no Noosfero ser privado. Se tivéssemos solucionado o problema incluiríamos no código do Noosfero, mas não tivemos tempo para concluir.

O bom é que mais importante que o patch, é treinar programação com pessoas diferentes. E isso, nós conseguimos :)

Dsc01824 Dsc01835

Dsc01836 Dsc01828

No dia 30 de junho, acordei cedo para assistir palestra Labdebug, experiências femininas na produção de cultura digital com as pesquisadoras Mônica Paz e Karla Brunet.

Cheguei atrasada na palestra, mas pude ver um pouco do trabalho que elas fazem no laboratório de Software livre voltado para o público feminino, sediado na UFBA. É um projeto muito bom, que visa a inclusão digital de mulheres que não possuem muito contato com a tecnologia digital.

Dsc01779 Dsc01811

Foi muito legal conhecer os integrantes da equipe de comunicação do evento, pessoas com as quais venho trabalhando a tanto tempo, além de outros membros da ASL.

Dsc01770

Por fim, essa é a parte da equipe da Colivre que compareceu ao Fisl12. E que venha o Fisl13 :D

Dsc01912



LinguÁgil 2010

September 21, 2010, by Daniela Feitosa - 0no comments yet

Banner-horizontal-linguagil

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, aconteceu a segunda edição do LinguÁgil. Este ano, o evento foi realizado pelos grupos de usuários Java Bahia, PHP Bahia, Rails Bahia, Agile Bahia, Python Bahia, a Unijorge e a Colivre (cooperativa da qual sou sócia) com o apoio e patrocínio ouro e prata de algumas empresas.

Infelizmente, não pude participar dos cursos neste ano (ano passado participei de 2 :D), mas participei do Dojo Noosfero no dia 17 e assisti as palestras do dia 18.

Nunca tinha participado de um Dojo, mas como era com o Noosfero, apareci lá :D
Para saber um pouco sobre Dojo, tem um post de Danilo Sato que explica como funciona.

Quando começou achei estranha a ideia de ir para a frente de todo mundo e programar com todos os outros olhando e comentando. Programo em par e já programei em trio, mas não com a tela do computador projetada num telão.
Logo no início, fizeram uma lista com os nomes das pessoas que queriam participar como piloto e co-piloto. Não coloquei meu nome, preferi ser só plateia...

Depois que todos da lista já tinham participado, Serge, organizador e membro do Java Bahia, me convidou para participar e acabei aceitando. Faltava pouco para o desafio ser resolvido, então ainda pude contribuir com o código (terceiro aplicou o patch no repositório do Noosfero no dia 20/09).

Não foi estranho como eu achei que seria, na verdade, até gostei :)

As palestras foram muito boas e, em breve, serão disponibilizadas para todos assistirem.
Após as palestras, teve o "Boteco Linguágil" com @alegomes: os palestrantes do dia ficaram na mesa enquanto @alegomes passeava na sala conduzindo a discussão e incentivando a plateia a contribuir com a discussão e interagir com os palestrantes.

O evento foi muito bom e tenho certeza que o próximo será ainda melhor.

Provavelmente estarei lá de novo :D