Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

II Seminário Software e Cultura no Brasil acontece no dia 07/04

5 de Abril de 2017, 14:08 , por COLIVRE - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 56 vezes

Lablivre

O Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC) promoverá, no próximo dia 7 de abril (sexta-feira), em São Bernardo do Campo, um encontro com desenvolvedores e membros brasileiros de comunidades de softwares livres culturais para receber sugestões quanto a editais públicos que serão lançados pelo Laboratório em 2017. Aurélio Heckert, sócio e desenvolvedor da Colivre, participará do evento representando a comunidade do Inkscape, o software para edição de imagens e documentos vetoriais.

Parte do projeto de pesquisa de mapeamento dos softwares culturais no Brasil, desenvolvido pelo LabLivre desde maio de 2016, esses editais têm como objetivo fomentar o desenvolvimento de tecnologias e soluções livres no campo cultural. Poderão contar com apoio financeiro desenvolvedores que tenham projetos para criar ou aprimorar ferramentas e funcionalidades para esses softwares.

Durante o período da manhã, os convidados apresentarão, em linhas gerais, como funciona a dinâmica interna das comunidades de que fazem parte. Relatarão, entre outras questões, seu histórico, o processo de desenvolvimento do software e seus mecanismos para tomadas de decisão. Até o momento, estão confirmados os seguintes participantes (clique nos nomes para mais informações):

ATHOS RIBEIRO (comunidade Fedora)
AURÉLIO HECKERT (comunidade Inkscape)
FILIPE SARAIVA (comunidade KDE)
GEORGES BASILE STAVRACAS NETO (comunidade GNOME)
GUSTAVO MATTOS (comunidade Blender)
JOÃO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA BUENO (comunidade GIMP)
LUCAS KANASHIRO (comunidade Debian)
OLIVIER HALLOT (comunidade LibreOffice)

À tarde, na primeira parte, os membros das comunidades apresentarão o(s) software(s) mantidos por elas e apontarão suas demandas mais urgentes e relevantes. Em seguida, serão debatidas sugestões para as questões relacionadas à atividade-fim dos editais, tais como tempo de desenvolvimento e manutenção, valores, contrapartidas, entre outras.

Não é necessário fazer inscrição. Aqueles que precisarem de certificado de participação, basta solicitá-lo pelo e-mail contato@lablivre.wiki.br.

Confira abaixo a programação completa:

II SEMINÁRIO SOFTWARE E CULTURA NO BRASIL
UFABC – Campus São Bernardo do Campo (veja aqui como chegar)
Sala: A1-S104 (Bloco Alfa 1, primeiro andar)

9h30 – Apresentação: LabLivre e os objetivos do seminário
Pesquisadores do Laboratório falarão sobre o projeto pesquisa de mapeamento dos softwares culturais no Brasil e sobre a dinâmica do seminário. SADY JACQUES, Coordenador Geral da Associação Software Livre.Org, falará sobre o apoio da ASL aos projetos do LabLivre.

10h – Raio-X das comunidades
Convidados apresentarão como funciona a dinâmica interna das comunidades de que fazem parte

12h – Almoço

13h30 – Principais demandas de desenvolvimento
Membros das comunidades apresentarão o(s) software(s) mantidos por elas e apontarão suas demandas mais urgentes e relevantes

15h30 – Sugestões para os editais de fomento
Serão debatidas sugestões para as questões relacionadas à atividade-fim dos editais

17h – Encerramento


Fonte: LabLivre


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.