Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Creative Commons: o que é e como usar?

29 de Março de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1962 vezes
Traduções

Nós crescemos e evoluímos diariamente e junto conosco, nossa cultura também. Ao menos, em um mundo quase que utópico, era assim que as coisas deveriam funcionar. Em tempos digitais, de compartilhamento de conteúdo e ações colaborativas, que transforma todo usuário em produtor, quase não existe mais espaço para a seguinte frase “todos os direitos reservados”. Em um novo mundo, onde a internet cumpre um papel essencial na vida cotidiana das pessoas, uma revisão da atual lei de direito autoral se faz mais do que necessária, mas ela ainda não veio.

Enquanto ela não vem, os produtores de conteúdo buscam soluções para esse impasse. Uma das iniciativas mais bem sucedidas é o Creative Commons, uma entidade sem fins lucrativos que propõe uma maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. O objetivo é fazer com que um autor/criador autorize o uso mais amplo de suas obras por terceiros, sem que estes estejam infrigindo as leis de proteção a propriedade intelectual.

Através da licença Creative Commons, compositores podem permitir que outros artistas utilizem algumas de suas composições para criar um novo ritmo, um escritor pode autorizar a publicação de suas obras para que sejam utilizadas por outros autores ou meios, aplicando parte do conteúdo em um novo artigo ou utilizando o geral, mas fazendo mudanças.



Uma das características centrais da internet é esse “espírito liberal”, garantindo um ambiente mais colaborativo quando comparado com outras mídias. As rígidas leis de proteção aos direitos autorais não foram capazes de acompanhar esse processo, dificultando a vontade de alguns criadores de cederem seu material, como também de outras pessoas utilizarem criações alheias e dessa forma, ajudar no compartilhamento do trabalho de todos.

Porém não se engane, o CC não significa perda de lucros, mas divulgação do seu trabalho. Utilizando a licença Creative Commons, autores podem permitir o uso de seu material de forma mais flexível, criando condições para que seu trabalho tenha uma maior visibilidade, decidindo sob quais circunstâncias sua obra poderá ser utilizada por terceiros. Por exemplo: um músico pode liberar sua composição para ser utilizada em um remix, exceto se ela for utilizada para fins comerciais, ou seja, a liberdade existe, sem tirar do autor original a possibilidade de geração de renda. Você pode cobrar, caso sua criação for utilizada em atividades comerciais. Por isso, abra não apenas a cabeça, mas repense e veja as vantagens que o uso de Creative Commons pode trazer para você e para nossa cultura.

Para saber mais:

Get Creative

Creative Commons BR

Encontre conteúdos que podem ser compartilhados


Tags deste artigo: creative commons compartilhamento conteúdo direito autoral

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.