Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Redes

Tela cheia

Programação - 8ª etapa

23 de Maio de 2016, 22:19 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 94 vezes

Programação da 8ª etapa do Circuito Curitibano de Software Livre acontecerá nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2016 na OPET.

 31 de maio (terça-feira)

19:30 às 20:30 1 - Linux e seus sabores - Distribuições Cleber Ianes
20:30 às 21:00 Intervalo -
21:00 às 21:40 2 - Consumindo dados abertos com Python Ramiro Batista da Luz
21:40 às 22:20 3 - Sendo SysAdmin com Software Livre Daniel Lenharo de Souza

01 de junho (quarta-feira)

19:30 às 20:30 4 - Modelagem 3D com o Blender Gustavo Mattos
20:30 às 21:00 Intervalo -
21:00 às 21:40 5 - Como o WordPress pode ajudar você? Daniel Kossmann Ferraz
21:40 às 22:20 6 - Participe da Comunidade Curitiba Livre Paulo Henrique de Lima Santana

Palestras:

1 - Linux e seus sabores - Distribuições

Descrição: O que é Software Livre. O que é Linux, BSD e hurd. Principais distribuições. Distribuições 100% livres. Distribuições brasileiras. O que diferencia e o que NÃO diferencia as distribuições.

Palestrante: Cleber Ianes - Tecnólogo em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba. Especializado em Infraestrutura de Redes, e Sistemas Operacionais Linux/BSD. Usuário Linux desde 1996. Principais distribuições: Slackware, Debian e CentOS. Militante de Software Livre, Membro da Cumunidade Curitiba Livre desde 2013

2 - Consumindo dados abertos com Python

Descrição: Desenvolvedor de software desde 1991, realizou mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisador da área de Engenharia de Software com ênfase em métodos ágeis do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Assessor de Informática da Ouvidoria Municipal de Curitiba, fundador do grupo de usuários de python do Paraná e um dos fundadores do grupo dojo Paraná. Anfitrião da PythonBrasil[6] em 2010 e membro da Associação Python Brasil.

Palestrante: Ramiro Batista da Luz - Desenvolvedor de software desde 1991, realizou mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisador da área de Engenharia de Software com ênfase em métodos ágeis do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Assessor de Informática da Ouvidoria Municipal de Curitiba, fundador do grupo de usuários de python do Paraná e um dos fundadores do grupo dojo Paraná. Anfitrião da PythonBrasil[6] em 2010 e membro da Associação Python Brasil.

3 - Sendo SysAdmin com Software Livre

Descrição: Com a crise muitos se perguntam uma forma de manter seus ambientes corporativos funcionando sem ser parte de monopólios de licenças não-livres. Ao utilizar software livre na administração, é possível além de obter total controle sobre os produtos que estão sendo utilizados, ter um ambiente auditável e minimamente seguro. Desta forma, a palestra se propõe a apresentar as ferramentas - baseadas em Software Livre - que podem auxiliar um administrar de ambientes à realizar seu trabalho de forma independente.

Palestrante: Daniel Lenharo de Souza - Ativista do movimento de Software Livre, usuário GNU/Linux desde 2002. Mestrando em Redes e sistemas distribuidores pela UTFPR, especialista em Segurança da informação e redes de computadores. Funcionário da CELEPAR e membro das comunidades Curitiba Livre e Debian. Palestrante em eventos como Campus Party, FTSL, Mini-DebConf e eventos locais de Curitiba.

4 - Modelagem 3D com o Blender

Descrição: Palestra pretende apresentar técnicas de modelagem tridimensional que são utilizadas para diversos fins por meio de exemplos práticos como extrusão, revolução, escultura, modelagem em curvas, por referência entre outras.

Palestrante: Gustavo Mattos - Formado em Design Gráfico pela UFPR, pós em desenvolvimento de jogos pela Universidade Positivo e pós em desenvolvimento gerencial também pela Universidade Positivo, trabalha com computação gráfica a mais de 20 anos e usuário do Blender a 16 anos desenvolveu trabalhos para vídeo institucionais, comerciais e educacionais, foi professor universitário nas Faculdades ESEEI, e gerente dos estúdios de rádio e tv da instituição produzindo dois programas de tv por semana utilizando software livre e atualmente trabalha no departamento de marketing da Sage do Brasil.

5 - Como o WordPress pode ajudar você? 

Descrição: O WordPress é atualmente o gerenciador de conteúdo mais utilizado, contabilizando cerca de 25% dos sites da internet. Devido a sua versatilidade, ele pode ser utilizado para construir blogs, sites institucionais, lojas virtuais, fóruns, redes sociais, classificados, EAD, suporte, inscrição de eventos, envio de newsletters e muito mais. Aprenda todas as formas de utilizar o WordPress e por onde começar!

Palestrante: Daniel Kossmann Ferraz - Formado em Ciência da Computação pela UFPR, é apaixonado por software livre e trabalha a mais de 5 anos desenvolvendo soluções com a plataforma WordPress. É um dos atuais organizadores da Comunidade de WordPress de Curitiba e também participou na organização do WordCamp Curitiba 2012.

6 - Participe da Comunidade Curitiba Livre

Descrição: Conheça os trabalhos desenvolvidos pela Comunidade Curitiba Livre como os eventos de Software Livre que organizamos pela cidade, e saiba como contribuir.

Palestrante: Paulo Henrique de Lima Santana - Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalho com administração de redes e sistemas GNU/Linux em Curitiba. Entusiasta de Software Livre, participo de diversos grupos de atuação como a Comunidade Curitiba Livre. Palestrei em edições do FISL, da Latinoware e da Campus Party Brasil. Coordenei a organização de eventos em Curitiba como o Congresso Nacional dos Estudantes de Computação, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o Software Freedom Day, o Education Freedom Day, e o Document Freedom Day. Fui Curador de Software Livre da Campus Party Brasil 2013 e 2014, e da Campus Party Recife 2012, 2013 e 2014.

Sorteios:

Brindes que serão sorteados ao final do evento, para os participantes que estiverem presentes no momento do sorteio.

- Camisetas da Comunidade Curitiba Livre.

- Roteador wi-fi do projeto SIMETBox doados pelo Nic.br

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.