Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Só aqui você fala!

http://softwarelivre.org/brejaosense/fotojornalistica/velho-mercado-municipal.jpg

//

 

BREJÃO DA CAATINGA

0 amigos

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

NA BOCA DO POVO

29 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

PM de Campo Formoso captura bandidos que "saquearam" Umburanas e Brejão da Caatinfa

21 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por:Leandro Daniel

 

Os quatro assaltantes que causaram pânico e fizeram dois reféns em Brejão da Caatinga foram detidos pela Polícia Militar de Campo Formoso na manhã da última quarta-feira. Os bandidos que após realizarem “arrastão” em Umburanas e destinarem-se a nosso povoado com mais de R$ 2.700,00, portavam dentre outros uma espingarda calibre 12 e uma pistola automática. Para a captura, residentes brejãosenses contribuíram bastante segundo a rádio 98.1 fm e o Portal Campo Formoso.

Os assaltantes que chegarem de Umburanas na tarde de terça-feira em Brejão, fizeram de reféns o popular Zé Ratinho da Veraneio e seu filho menor de idade Jeferson Monteiro levando destes a quantia de  R$ de 120,00. Na fuga, a polícia de Umburanas que os seguia disparou tiros, mas não conseguiu prendê-los, e somente antes do meio dia desta quarta-feira a PM deste município efetuou as prisões.

Os detidos na Delegacia de Polícia de Campo Formoso são Rosivaldo Alves Mendes, 22 anos, apelidado de “Bio” de São Bento de Una em Pernambuco; Areta da Silva Campos, 23 anos, de Juazeiro da Bahia; Jadson Paulo Souza de Menezes, 29 anos, Pseudônimo “Galego da cidade de Sobradinho estado da Bahia; e Marcondes José Medrado dias, 30 anos, conhecido como Leo” de Irecê região oeste baiana. Os dois primeiros foram presos ao chegarem em Campo Formoso no ônibus que faz linha Umburanas à nosso município por volta de 9 horas da manhã de ontem...

 

 

 

 

Após ligações anônimas, uma guarnição se deslocou para Brejão e prendeu os outros bandidos que por sua vez esperavam um taxi o qual viria de Senhor do Bonfim para fugir deste povoado segundo residente brejãosenses.

Tanto o programa 98 Notícias da rádio Nuporanga 98 FM quanto o portal de noticiabilidade campoformoso.com.br, afirmaram que a população de Brejão apesar do pânico na terça-feira, contribui significativamente com a polícia militar na prisão do meliantes que tinham em mãos além de dinheiro, uma espingarda “12”e  uma pistola, 14 celulares com carregadores , cheques e Pen Drive.

 

 

 

 

Fonte:Leandro Daniel  e www.portalcampoformoso.com.br

Foto:www.portalcampoformoso.com.br

 



Brejão da Caatinga: símbolo de progresso educacional, econômico e tecnlógico

30 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por:Leandro Daniel

Brejão da Caatinga um rico povoado, pois produz sisal, mamona em grande quantidade além de avanços em educação e tecnologia, porém ainda com muitos pobres, surgiu segundo pesquisadores em 1900 a partir do Rio Salitre. O qual foi encontrado pelos comerciantes Manoel Joaquim e Mariano Joaquim que viajam para Campo Formoso a 64 quilômetros.

 

Com grande escala de produção de sisal, mamona, feijão e outros, Brejão  é uma próspera comunidade e localiza-se a mais de 60 quilômetros de Campo Formoso.

Todavia toda a renda gerada é descentralizada ou destinada a outras comunidades e/ou municípios inclusive longínquos.O que tira a oportunidade dos residentes viverem mais e melhor.

Apesar do desvio da lucratividade, este povoado cresce em educação principalmente após a implantação do ensino médio (com curso de magistério e científico), bem como em tecnologias, é o caso do uso e serviços proporcionados pela internet.

 

 

 

 

De acordo com os estudiosos Edite Alves e José Freitas da Silva na obra História da Freguesia Velha de Santo Antonio, Brejão da Caatinga recebeu este nome a mais de cem anos dos caixeiros viajantes Manoel Joaquim e Mariano Joaquim que se dirigiam a sede deste município.

 

 

Após o encontro com e encantador e  abundante rio Salitre  , os  mascates que residiam na Fazenda Cachoeira logo se mudaram para cá.

 

 

Foto:  Leandro Daniel

Fonte:Leandro Daniel



Brejão da Caatinga recebe mais duas obras

29 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Repórteres: Marcelo Pereira e Aline Camila

Editor-chefe: Leandro Daniel

Pavimentação da Avenida Joaquim Pereira e eletrificação na Rua Nova em Brejão da Caatinga, são as mais novas obras que dão os moradores melhor qualidade de vida.Estas e outras obras têm o financiamento em parcerias dos governos federal, estadual e municipal, para possibilitar a permanência do ritmo de desenvolvimento só neste ano.

 

 

 

Brejão continua em fase de constante desenvolvimento. Depois da instalação do Centro Digital de Cidadania- CDC, obra do governo do estado em parceria com o município de Campo Formoso e a construção do ginásio de esportes financiada pela Caixa Econômica Federal, agora é a vez da pavimentação da principal avenida, a Joaquim Pereira na entrada do povoado bem como a eletrificação da Rua Nova.

Com a implantação do sistema de energia elétrica nesta rua, 36 famílias são beneficiadas pela  obra que tem o valor estimado em  52 mil reais , obra esta que teve início em  27 de setembro deste ano, e segundo o chefe da empresa responsável pelo serviço terceirizado, o senhor Reinaldo Pereira da Silva, já foram concluídas as três principais etapas, escavação, colocação dos postes e a distribuição dos fios da energia nas casas, faltando somente a ordem da Companhia Elétrica da Bahia-Coelba, para que os residentes possam ter energia em suas casas.

 

Foto: www.google.com.br

Fonte:Marcelo Pereira e Aline Camila



Tags deste artigo: disputa denúcias depoimentos fatos eventos notícias informações