PM de Campo Formoso captura bandidos que "saquearam" Umburanas e Brejão da Caatinfa
21 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPor:Leandro Daniel
Os quatro assaltantes que causaram pânico e fizeram dois reféns em Brejão da Caatinga foram detidos pela Polícia Militar de Campo Formoso na manhã da última quarta-feira. Os bandidos que após realizarem “arrastão” em Umburanas e destinarem-se a nosso povoado com mais de R$ 2.700,00, portavam dentre outros uma espingarda calibre 12 e uma pistola automática. Para a captura, residentes brejãosenses contribuíram bastante segundo a rádio 98.1 fm e o Portal Campo Formoso.
Os assaltantes que chegarem de Umburanas na tarde de terça-feira em Brejão, fizeram de reféns o popular Zé Ratinho da Veraneio e seu filho menor de idade Jeferson Monteiro levando destes a quantia de R$ de 120,00. Na fuga, a polícia de Umburanas que os seguia disparou tiros, mas não conseguiu prendê-los, e somente antes do meio dia desta quarta-feira a PM deste município efetuou as prisões.
Os detidos na Delegacia de Polícia de Campo
Formoso são Rosivaldo Alves Mendes, 22 anos, apelidado de “Bio” de São Bento de Una em Pernambuco; Areta da Silva Campos, 23 anos, de Juazeiro da Bahia; Jadson Paulo Souza de Menezes, 29 anos, Pseudônimo “Galego da cidade de Sobradinho estado da Bahia; e Marcondes José Medrado dias, 30 anos, conhecido como Leo” de Irecê região oeste baiana. Os dois primeiros foram presos ao chegarem em Campo Formoso no ônibus que faz linha Umburanas à nosso município por volta de 9 horas da manhã de ontem...
Após ligações anônimas, uma guarnição se deslocou para Brejão e prendeu os outros bandidos que por sua vez esperavam um taxi o qual viria de Senhor do Bonfim para fugir deste povoado segundo residente brejãosenses.
Tanto o programa 98 Notícias da rádio Nuporanga 98 FM quanto o portal de noticiabilidade campoformoso.com.br, afirmaram que a população de Brejão apesar do pânico na terça-feira, contribui significativamente com a polícia militar na prisão do meliantes que tinham em mãos além de dinheiro, uma espingarda “12”e uma pistola, 14 celulares com carregadores , cheques e Pen Drive.
Fonte:Leandro Daniel e www.portalcampoformoso.com.br
Foto:www.portalcampoformoso.com.br
Brejão da Caatinga: símbolo de progresso educacional, econômico e tecnlógico
30 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
Por:Leandro Daniel
Brejão da Caatinga um rico povoado, pois produz sisal, mamona em grande quantidade além de avanços em educação e tecnologia, porém ainda com muitos pobres, surgiu segundo pesquisadores em 1900 a partir do Rio Salitre. O qual foi encontrado pelos comerciantes Manoel Joaquim e Mariano Joaquim que viajam para Campo Formoso a 64 quilômetros.
Com grande escala de produção de sisal, mamona, feijão e outros, Brejão é uma próspera comunidade e localiza-se a mais de 60 quilômetros de Campo Formoso.
Todavia toda a renda gerada é descentralizada ou destinada a outras comunidades e/ou municípios inclusive longínquos.O que tira a oportunidade dos residentes viverem mais e melhor.
Apesar do desvio da lucratividade, este povoado cresce em educação principalmente após a implantação do ensino médio (com curso de magistério e científico), bem como em tecnologias, é o caso do uso e serviços proporcionados pela internet.
De acordo com os estudiosos Edite Alves e José Freitas da Silva na obra História da Freguesia Velha de Santo Antonio, Brejão da Caatinga recebeu este nome a mais de cem anos dos caixeiros viajantes Manoel Joaquim e Mariano Joaquim que se dirigiam a sede deste município.
Após o encontro com e encantador e abundante rio Salitre , os mascates que residiam na Fazenda Cachoeira logo se mudaram para cá.
Foto: Leandro Daniel
Fonte:Leandro Daniel
Brejão da Caatinga recebe mais duas obras
29 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRepórteres: Marcelo Pereira e Aline Camila
Editor-chefe: Leandro Daniel
Pavimentação da Avenida Joaquim Pereira e eletrificação na Rua Nova em Brejão da Caatinga, são as mais novas obras que dão os moradores melhor qualidade de vida.Estas e outras obras têm o financiamento em parcerias dos governos federal, estadual e municipal, para possibilitar a permanência do ritmo de desenvolvimento só neste ano.
Brejão continua em fase de constante desenvolvimento. Depois da instalação do Centro Digital de Cidadania- CDC, obra do governo do estado em parceria com o município de Campo Formoso e a construção do ginásio de esportes financiada pela Caixa Econômica Federal, agora é a vez da pavimentação da principal avenida, a Joaquim Pereira na entrada do povoado bem como a eletrificação da Rua Nova.
Com a implantação do sistema de energia elétrica nesta rua, 36 famílias são beneficiadas pela obra que tem o valor estimado em 52 mil reais , obra esta que teve início em 27 de setembro deste ano, e segundo o chefe da empresa responsável pelo serviço terceirizado, o senhor Reinaldo Pereira da Silva, já foram concluídas as três principais etapas, escavação, colocação dos postes e a distribuição dos fios da energia nas casas, faltando somente a ordem da Companhia Elétrica da Bahia-Coelba, para que os residentes possam ter energia em suas casas.
Foto: www.google.com.br
Fonte:Marcelo Pereira e Aline Camila