Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Só aqui você fala!

http://softwarelivre.org/brejaosense/fotojornalistica/velho-mercado-municipal.jpg

//

 

BREJÃO DA CAATINGA

0 amigos

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

NA BOCA DO POVO

29 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Pastoral da Criança em Brejão homenageia várias crianças

8 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Por: Marcelo Pereira/Leandro Daniel

Para comemorar antecipadamente o dia das crianças que acontece na próxima quarta-feira, a Pastoral da Criança de Brejão da Caatinga homenageou certas de 30 crianças cadastradas neste projeto. A comemoração aconteceu na tarde deste sábado dia 08, no salão da Igreja Católica com brincadeiras, entrega de brindes e pesagem da “criançada” que estava acompanhada de suas mães.

 

As líderes locais da Pastoral, Maria Celina, Angelita e Maria Selma sentiram-se muito felizes com a presença das crianças, e por mais uma vez estarem realizando este trabalho voluntário que apresenta já trouxe alguns benefícios para a comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

Foto: Marcelo Pereira



Apesar do atraso, Colégio João Severo de Brejão comemora o dia das mães

23 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por: Marcelo Pereira/ Leandro Daniel

O colégio João Severo da Cruz de Brejão da Caatinga compreendendo que todo dia é dia das mães, já que no calendário oficial comemora-se na segunda semana de maio, resolveu mesmo assim realizar um evento para homenagear as mamães brejãosenses na tarde neste sábado dia 21.

 

Esta comemoração aconteceu no pátio do antigo clube do Zinho e foram realizados sorteios de brindes além da apresentação do grupo de teatro da povoado de Lagoa do Porco o qual exibiu uma peça que tratava sobreo Estatuto da criança e do adolescente,satisfazendo os ouvintes  e atingindo as expectativas do professores deste colégio.

 

 

 

Fotos: Macelo Pereira



Colégio João Severo apresenta projeto sobre sexualidade, drogas e violência

13 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por: Marcelo Pereira/Leandro Daniel

O colégio João Severo da Cruz de Brejão da Caatinga foi "palco" de muitas apresentações dos alunos do ginásio que contaram com a participação de professores e pais. O evento fez parte do projeto com temática voltada para questões sobre a sexualidade e o combate às drogas e à violência, com objetivo de fazer uma reflexão sobre a real situação de muitas pessoas. A programação teve início às 4 horas da tarde e término duas horas depois nesta quinta-feira dia 12 de maio.

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.brejaosense.br30.com

Foto: Marcelo Pereira



Blog Brejãosense completa um ano de existência

25 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O desejo de divulgar nossa realidade, mostrar nossa terra, denunciar injustiças e reivindicar melhorias para a comunidade de Brejão da Caatinga(situada a 64 quilometros da sede  do municípío de Campo Formoso região norte da Bahia) através de um suporte virtual gratuito e contemporâneo-Internet, despertou a idéia de criar o blog de notícias Brejãosense em 22 de março de 2010. Oficilamente dia 25 deste mesmo mês foi postada a primeira reportagem que tratava sobre a programação  da Igreja Católica local para a Semana Santa. De fato o primeiro endereço era  www.soubrejaosense.br30.com, porém após problemas com nosso provedor ou gerenciador de espaços para a criação de blog,este domínio(endereço eletrônico) foi perdido.

Na verdade a idéia começou   no ano de 2009 quando em conversas paralelas eu, Leandro Daniel juntamente com meu colega do curso de Comunicação Social/Radialismo da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Robson Silva pensamos em divulgar através da construção de um site de notícias de Conceição do Coité-BA onde está instalado o Campus XIV da nossa Universidade como também de outras cidades, é o caso Campo Formoso. As dificuldades nos empediram, mas o meu  desejo não morreu...

No início da construção do nosso blog éramos cinco(05)  produtores  de informação do povoado de Brejão, hoje este número reduziu para três(03). As pessoas que não fazem mais parte da nossa equipe nos deixaram por razões pessoais ou curto espaço de tempo na realização das atividades blogueiras, e jamais por desavença entre o grupo, apesar disso elas foram importantes neste processo e agradecemos bastante pela força. Os que permanecem neste projeto somos eu, Leandro Daniel e Marcelo Pereira, e a nova participante que ingressou em setembro passado, Aline Camila.

Em nome da Equipe Nossa do blog Brejãosense,  agradeço  a todos que participaram das nossas reportagens, da divulgação das riquezas de Brejão da Caatinga, e o pensamento de toda equipe é de continuar levar mais notícia, mais informação da nossa terra amada. A você colaborador, internauta, amigo, irmão brejaosense obrigado e parabéns, pois sua voz, sua participação é fundamental para a construção de um nova era na nossa comunidade,  e não esqueça que só  aqui você fala, somente aqui!

 

 

Leandro Daniel



Morre o homem mais velho de Brejão da Caatinga

16 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Por: Leandro Daniel

Pedro de Souza Cruz o popular “Catonho”, com seus 108 anos faleceu por volta das 5 horas da manhã desta segunda-feira dia 14 de março, em sua residência no centro de Brejão da Caatinga. De acordo com seu neto Antônio Carlos Sousa Cruz, a pneumonia pode ter sido a causa da morte do homem mais antigo de Brejão, o qual deixou cinco (05) filhos, mais de trinta (30) netos, vários bisnetos e tataranetos.

Nascido em 05 de junho de 1902 em Brejão, filho de Joviniano de Souza Cruz e Maurícia Maria de Jesus, o senhor “Catonho” muito conhecido pela população brejãosense era considerado a pessoa mais velha não apenas deste povoado, mas de todo o interior de Campo Formoso.

 

Segundo Antônio Carlos, (Toinho filho de Deodoro Sousa ou Seu Nenê) os sintomas pneumáticos provavelmente foram os responsáveis pela morte do seu avô que estava internado no hospital São Francisco até sexta-feira passada. “Catonho” parou de respirar ao amanhecer desta segunda-feira, e seu corpo foi sepultado depois das 04 horas da tarde no cemitério local.

 

Ainda de acordo com Antônio Carlos, o senhor Pedro Souza era viúvo (da falecida Maria Raquel) morava com sua filha Luzia Souza Cruz no centro comercial de Brejão, sempre foi seguidor do catolicismo, viu inclusive a passagem de Lampião em solo brejãosense e deixou cinco filhos (sendo quatro mulheres e um homenm), aproximadamente trinta e cinco (35) netos, quase cinquenta (50) bisnetos e mais de quarenta (40) tataranetos.


Fonte: www.brejaosense.br30.com
Foto: Arquivo pessoal dos familiares


Tags deste artigo: disputa denúcias depoimentos fatos eventos notícias informações