Telebrás será reativada para operar Banda Larga; Lula autoriza divulgação pelo twitter
Plantão | Publicada em 03/02/2010 às 13h34m
Mônica Tavares
BRASÍLIA - A decisão do governo de reativar a Telebrás para operacionalizar o Plano Nacional de Banda Larga já foi tomada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse durante reunião com organizações da sociedade civil que "depois de muito trabalho conseguimos conquistar de novo a Eletronet queremos fazer a Telebrás voltar a funcionar".
A afirmação consta do twitter do coordenador do Programa Software Livre, Marcelo Branco, que participou do encontro com Lula. Segundo Branco, quando as pessoas chegam para a reunião com o presidente têm que deixar os celulares do lado de fora. Mas logo no início ele pediu para pegar o blacberry e Lula autorizou:
- Fiquei teclando no twitter, a maioria é literal.
Em outro trecho, o presidente da República disse "não queremos criar uma empresa estatal por criar, queremos uma empresa que ajude os brasileiros a ter banda larga mais barata".
Para Lula, "a empresa pública de Telecom significa recuperar a capacidade do governo de saber e gerir este importante setor".
Segundo o coordenador do Programa Software Livre, a Telebrás não será a antiga empresa.
- Não é a mesma empresa com as mesmas funções e heranças, mas uma empresa com outra missão - disse ele.
Ele contou ainda que ela terá a função de estimular a concorrência, com um plano de tarifa forçando a redução de preços das operadoras. Porém deixou claro, que a participação das empresas está prevista pelo governo.
- Os investimentos até R$ 15 bilhões dependem das necessidades, podem ser menores se as operadoras entrarem no circuito. Se as parcerias com o setor privado forem adiante - afirmou Branco.
Marcelo Branco disse ainda que a proposta do governo é até 2014 criar mais 20 milhões de acessos a banda larga, fixos e móveis.
Segundo o coordenador, o coordenador do Comitê Gestor de Inclusão Digital, César Alvarez, fez uma explanação de todo o projeto do governo sobre o plano de banda larga.
Deverão existir no país 31.000 km de fibras ópticas do governo até 2014, atendendo 4238 municípios, o equivalente a 58% da população. Ele também quer baratear o preço dos modens com políticas dirigidas a empresas.
Outras notícias sobre a tuitada da reunião com o Presidente:
ADNews: Lula diz que Telebrás vai oferecer banda larga barata
R7: Ex-chefe da Campus Party ganha autorização para "twittar" em reunião com Lula
Luiz Carlos Azenha: Mau jornalismo do século 21
Estadão (Radar Econômico) Twitter ajuda ações da Telebrás a saltarem 20% em 1 dia
0sem comentários ainda