Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

A distribuição Linux e o projeto

27 de Outubro de 2010, 0:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1135 vezes

Saudações pessoal.

Distros_linux

Uma questão muito comum encontrada é qual distribuição posso usar em meu computador e ajudar no projeto. O Linux traz nestes 19 anos muitas distribuições próprias e derivadas, cada uma com a sua personalidade. Não pretendo neste artigo informar qual é melhor ou pior, mas expressar sobre elas. Encontraremos vários artigos sobre o mesmo assunto.

Em particular tenho algumas preferências em distribuições: openSUSE, Arch Linux, Debian, Ubuntu e Fedora, cada uma com suas particularidades. Existem outras: Slackware, Sabayon, Gentoo, Mandriva, Satux etc. A existência de tantas distribuições para cada público, pessoa, preferência no que faz, entre outras.

Mudar de Windows para Linux é complicado para alguns, mas sabendo escolher a sua distribuição não terá problemas, ao migrar e mudar com facilidade. Para chegar na qual gosta pode ser um percurso pouco complicado. Queremos usar uma distro que gostamos, saibamos mexer, ter facilidade ao uso e outros pontos.

Uns dos grandes triunfos de entrar neste mundo Software Livre e Linux, é a interação com a comunidade Open Source, usuários das distribuição e desenvolvedores. O conhecimento que você adquire, conversando, amizade, troca ideias etc.

Participar de algum projeto o caminho pode ser "lento", ou seja, comece traduzindo algumas linhas, depois pode adquirir um arquivo completo e traduza etc. Se é desenvolvedor inicie reportando bugs ao projeto e participe das listas de emails e também divulgando a distribuição em eventos, install fest etc. Acredito que alguns desejam usar uma distribuição e participar do projeto. Crie um blog, site, ajude nos fóruns tirando dúvidas. Os blogs são alternativas para tutoriais e dicas, evite copiar e colar se caso coloque a fonte. O reconhecimento é demorado mas vale a pena. Tenha dedicação e prazer.

Sou membro da Comunidade de Software Livre do Espírito Santo - Tux-ES, uma comunidade dedicada ajudar, fazer eventos, divulgar o Software Livre e o Linux.

Abraços


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.